Personal Escritor

http://www.personalescritor.com.br/ Brasil, Amazonía



Várias mãos dispararam contra o cinegrafista e o ambulante




Várias mãos dispararam contra o cinegrafista e o ambulante - Uma intensa polêmica midiática sobre quem teria lançado um artefato que atingiu o cinegrafista da Band (notícia) esconde outras vítimas e outras mãos, e mazelas neste país. Enquanto o cinegrafista Santiago Ilídio Andrade era gravemente ferido, no último dia 6, um vendedor ambulante, idoso, em pânico com a repressão policial, acabou sendo atropelado no mesmo local (notícia). Mas eles não são as únicas vítimas e vários são os responsáveis por essas ocorrências no Brasil. É sobre isso que a professora Katia Motta faz a contundente reflexão que transcrevemos a seguir:   

Eu sei é que, no fundo, tudo é muito triste. De onde quer que tenha saído o bólido que feriu o jornalista, várias foram as mãos que a dispararam.

A mão pesada do Estado que parece não se importar com as agruras do povo nos coletivos, indo ao trabalho, todos os dias. Na Central, lugar conhecido no Rio por ser palco de roubos, furtos, agressões, só se viu a presença das forças de segurança do Estado para atuar como guarda patrimonial da Supervia. Lá dentro, pelos relatos, pelas fotos, é possível ver mulheres, idosos, crianças sendo atacados com cassetetes e bombas! 

A mão enluvada dos governantes também guarda o sangue desse inocente, pelo descaso, pela corrupção, pelo desprezo ao povo mais humilde. 

A mão escorregadia da mídia corporativa também lá esteve, farejando sangue, desinformando, manipulando, sem escrúpulos nem mesmo com seus trabalhadores. Como se explica que uma rede de TV nacional não mande seus profissionais a campo com equipamentos de segurança? Qualquer mídia ativista sabe que não se pode ir a uma cobertura dessas sem proteção, porque a polícia, em sua ação desmedida, cegou um jornalista e deixou outros muitos feridos. 

Em tudo também a marca da mão de ferro desse sistema em que vivemos, no qual as tragédias cotidianas não parecem ter valor algum se não for business. 

E é assim que o doloroso encontro do jornalista com essas mãos que disparam o artefato tem tanta cobertura, enquanto pouco se fala que, no mesmo dia, um idoso perdeu sua vida a alguns metros à frente, na mesma avenida. Este, eu vi de perto sob as rodas do ônibus, ainda vivo, enquanto muitos chamavam o socorro, outros se revoltavam com o motorista e outros, como eu, diziam que ele era apenas um trabalhador. 

Quantos idosos não passam horas acenando para ônibus que passam sem parar, guiados por motoristas que também recebem as passagens para o dono da empresa que transforma em festa no Copacabana Palace o suor e o sangue de ambos? Para nós, trabalhadores de um mundo que cada vez mais aperta as engrenagens da moenda, para nos extrair até a última gota, talvez o mais premente não seja saber que mão de indivíduo lançou a bomba, mas saber quem será o próximo ou quando será nossa vez. 

Ao idoso falecido e a sua família.
Sua visita ao nosso blog é o estímulo para que continuemos a produzi-lo. Muito agradecida.


Leer en la fuente original







Votos: 0



Illimani versión beta. Lector de entradas RSS. © Obsidiana TV 2013


Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y elaborar estadísticas. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso. Puede cambiar la configuración u obtener más información aquí.