Pajé Filmes
Coletivo Audiovisual Indígena
http://paje-filmes.blogspot.com.es/ Brasil



Dia do Índio na Aldeia Verde Maxakali



(Fig. 1)

(Fig. 2)

(Fig. 3)

No domingo último, dia 19 de abril, realizou-se na Aldeia Verde Maxakali, localizada no município de Ladainha, em Minas Gerais, a tradicional Festa do Dia do Índio. Encabeçada pelo casal Isael e Sueli Maxakali, com a participação de toda a Comunidade Maxakali de Aldeia Verde, a Festa atrai um público variado da região de Ladainha.
Israel Maxakali, pajé da Aldeia do Pradinho, localizada no município de Bertópolis - outro dos quatro territórios maxakalis em Minas - veio acompanhado de uma turma para celebrar com os parentes da Aldeia Verde os cantos de Tatakox (lagarta), Mõgmõka (gavião) e Putuxop (papagaio), num ritual que dura todo o dia e inclui almoço, venda de artesanato, jogos e outras atividades.
As filmagens ficam a cargo de Isael, seus filhos Alessandro e Cassiano, bem como de outros membros da comunidade munidos de câmeras.


Leer en la fuente original

Fig. 1
Fig. 2
Fig. 3










Votos: 0



Illimani versión beta. Lector de entradas RSS. © Obsidiana TV 2013


Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y elaborar estadísticas. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso. Puede cambiar la configuración u obtener más información aquí.