Amazônia

http://amazonia.org.br/ Brasil, Amazonía



Rio Tarauacá atinge cota de alerta pela segunda vez em menos de 1 mês



Nível do rio chegou a 9,03 metros na madrugada de domingo (3). Medição realizada durante manhã de domingo registrou 8,74 metros.

Defesa Civil faz vistoria em casas que foram afetas pela chuva que atingiu Tarauacá no fim de semana (Foto: Jardy Lopes/Arquivo pessoal)

O Rio Tarauacá, localizado na cidade de mesmo nome, atingiu a cota de alerta, que é de 8,50 metros na noite de sábado (2). Segundo a Defesa Civil Municipal, a última medição realizada na manhã deste domingo (3), apontava que o nível do rio estava a 8,74 metros.

Ainda na madrugada de domingo, o nível atingiu 9,03 metros após a forte chuva que caiu sobre a cidade durante o sábado. A coordenadora da Defesa Civil, Raimunda Alves, disse que a chuva provocou o transbordamento de cinco açudes ao redor da cidade.

“Nosso maior problema agora são esses açudes. Nós detectamos cinco açudes que transbordaram, todos jogando água dentro da cidade. Temos vários pontos de alagamento na cidade por causa disso”, conta a coordenadora.

Raimunda diz que até o momento um bairro já foi atingido pelas águas dos açudes, mas nenhuma família está desabrigada.

“O bairro Avelino Leal já foi atingido pelas águas. Ontem choveu muito na cidade e a previsão é demais chuva”, esclarece.

De acordo com a coordenadora, o nível do rio apresentou vazante no início deste domingo.

Ela explica que a prefeitura já preparou um abrigo, caso alguma família precise sair de casa. “O rio atingiu mais de 9 metros na madrugada, mas as águas começaram a baixar”, finaliza.

Equipes da Defesa Civil e da prefeitura da cidade realizaram vistorias nos pontos de alagamento na manhã deste domingo.

Esta é a segunda vez que o rio atinge a cota de alerta em menos de um mês. No último dia 23, as águas atingiram a cota de 9,27 metros e deixou a Defesa Civil alerta.

Enchente histórica

Localizado a 400 km da capital acreana, Rio Branco, o município de Tarauacá ainda se recupera após ter passado por 12 enchentes entre novembro de 2014 e março de 2015.

A enchente histórica que atingiu a cidade em novembro de 2014 levou o prefeito Rodrigo Damasceno (PT-AC) a decretar estado de calamidade pública. O nível do rio ultrapassou os 12 metros e atingiu mais de 70% da cidade.

Em dezembro de 2014, o governo federal liberou R$ 794 mil para cobrir despesas com atendimentos às vítimas da enchente.

Em fevereiro de 2015, Damasceno afirmou que a prefeitura estimava um prejuízo de 40 milhões na zona rural e urbana. Já no mês de março, a União liberou R$ 1.033.210 para a cidade, que deveria ser usado na execução de ações de socorro e assistência.

Por: Aline Nascimento
Fonte: G1



Leer en la fuente original







Votos: 0



Illimani versión beta. Lector de entradas RSS. © Obsidiana TV 2013


Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y elaborar estadísticas. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso. Puede cambiar la configuración u obtener más información aquí.