Amazônia Legal em Foco

http://odescortinardaamazonia.blogspot.com.br/ Brasil, Amazonía



TRF determina despejo de mais de 4 mil indígenas no Mato Grosso do Sul



Terra Indígena Yvy Katu, em Japorã (foto _  Fabiano Arruda)


GGN com matéria Do Top Mídia


A decisão é do Tribunal Regional Federal da 3ª região

Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região determinou o despejo de mais de 4 mil indígenas das etnias Guarani e Kaiowá na região de Japorã. A ordem judicial atinge a comunidade de Yvy Katu em Japorã.
Diante da decisão, os indígenas assinaram uma carta que será endereçada à ex-ministra Maria do Rosário, que supostamente seria repassada à presidente Dilma Rousseff. Os indígenas, lideranças e movimentos que atuam na causa indígena no Estado também têm denunciado diversas supostas violências sofridas pelas comunidades nessa região, denunciando, inclusive, ação truculenta do braço da Polícia Federal que atua como mediadora dos conflitos na região.
Uma nova denúncia filmada por um líder indígena também mostra ação de supostos fazendeiros da região de Caarapó, no Mato Grosso do Sul, com o intuito de expulsar famílias que permanecem no acampamento Tey’i Jusu, da etnia Kaiowá. De acordo com a filmagem fazendeiros da região despejam agrotóxico sobre as famílias. Ler original AQUI.


Leer en la fuente original







Votos: 0



Illimani versión beta. Lector de entradas RSS. © Obsidiana TV 2013


Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y elaborar estadísticas. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso. Puede cambiar la configuración u obtener más información aquí.